Boletim de Imprensa

Festival Kolibrí Finlandia
Artista convidada Yara Kono

Yara Kono (Brasil, 1972) ilustradora, artista gráfica, autora e bioquímica, uma das figuras de maior destaque da nova geração de ilustradores de fala portuguesa, é a convidade de honra do Kolibrí Festivaali que será celebrado de 1ro à 13 de Outubro nas cidades de Helsinque e Espoo. Yara Kono visitará a Finlândia graças ao patrocínio da Direção-Geral do Livro, Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).

Tendo início com desenhos na parede de sua casa quando criança, Yara começara como autodidata. Mesmo se graduando em bioquima, sua paixão por desenhar era muito latente. Em 2004 somou-se à equipe editorial do Planeta Tangerina, Portugal, editora e estúdio de desenho, especializado em livros ilustrados, reconhecido internacionalmente como a melhor editora de livros infantis na Feira Internacional de Literatura infantil na Bologna, Itália (2013).

Seu primeiro livro ilustrado Ovelhinha-Dá-me-Lã recebeu menção honrosa no Festival Internacional de livros ilustrados em Compostela (2009, España). Em 2010 ganhou o Prêmio Nacional de Ilustração de Portugal, com «O Papão no Desvão». Durante a sua carreira seguiu arrecadando reconhecimentos e em 2013, Yara também foi premiada no Festival Internacional de literatura infantil de Bologna, na categoria Opera Prima.

Kolibri apresentará, pela primeira vez em nossa país, a obra ilustrada de Yara Kono. Em 1ro de Outubro na galeria Kohtaamo, Espoo será inaugurada a exposição Sementes, uma retrospectiva da sua obra ilustrada. Neste mesmo dia, em conjunto com a reconhecida editorial Etana Editions, também será apresentado o livro-album “Sata siementä, jotka lensivät pois”, que foi ilustrado por Yara Kono e traz textos de Isabel Minhós Martins. Este é o segundo livro de literatura infantil em lingua portuguesa que é traduzido ao finlandês.

Durante a sua estadia, Yara facilitará várias atividades de formação profissional para estudantes da Universidade Aalto, assim como para ilustradores da associação Kuvittajat. Além disso, em conjunto com Etana Editions, acontecerá um bate papo aberto, onde será abordado o trabalho das editoriais infantis dedicadas à livros ilustrados.

Durante Kolibrí, Yara realizará diversas oficinas plurilingues de criação artística destinadas à crianças, guiará visitas por sua exposição e autografará livros. Em parceria com a Yara, Kolibri se beneficiará de uma enorme variedade de oficinas e espetáculos que estão à cargo de : arquitetos, músicos, bailarinos, desenhadores, científicos, atores, narradores, entre outros. A maioria são de origem latinoamericana que residem na Finlândia e Europa. Kolibri acontecerá na biblioteca de Iso Omena, Galeria Kohtaamo em Espoo e em Helsinque em Malmitalo e na biblioteca de Malmi.

Kolibri é o festival de cultura infantil mais diverso e plurilingue da Finlândia. Existe desde 2015. Durante estes 3 anos, participaram por volta de 10 mil pessoas. Sua programação gratuita oference à todas as famílias uma proposta artística de qualidade e educativa, com o propósito de promover a diversidade e o multilinguismo em nossa sociedade através do olhar para a infância. Kolibri festivaali é uma produção de Kulttuurikeskus Ninho ry www.ninho.fi

A programação completa estará disponível www.kolibrifestivaali.org

Kolibrí:
Shirlene Green